Home / Blog / PF deflagra operação em Araguaína contra suspeitos de fraude milionária em benefícios do INSS

PF deflagra operação em Araguaína contra suspeitos de fraude milionária em benefícios do INSS

PF deflagra operação em Araguaína contra suspeitos de fraude milionária em benefícios do INSS

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29/8), a Operação Vínculos Simulados, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes a benefícios previdenciários.

Na oportunidade, foram cumpridos 5 mandados de prisão e 6 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguaína (TO) e Parauapebas (PA), expedidos pela 1ª vara da Justiça Federal.

De acordo com a investigação, a PF identificou que a organização criminosa atuava captando mulheres que foram mães recentemente, convencendo-as a fornecerem documentos pessoais para possibilitar a obtenção indevida de salário-maternidade. Uma vez em posse dos documentos enviados pelas supostas beneficiárias, os envolvidos inseriam dados trabalhistas falsos.

Posteriormente, o benefício de salário-maternidade era requerido junto ao INSS. Ao receber o benefício, as mulheres repassavam para a organização criminosa metade do valor recebido indevidamente.

Durante a investigação criminal, a PF contou com a cooperação institucional do Ministério da Previdência Social. Além de cessar a atividade criminosa e angariar mais elementos de informação que robusteçam o Inquérito Policial, a ação de hoje também tem por objetivos individualizar as condutas dos suspeitos de envolvimento na empreitada criminosa e recuperar bens e valores obtidos pelo grupo criminoso como produto e proveito dos ilícitos cometidos.

Os indiciados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário majorado, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 12 anos de prisão. De acordo com levantamento do Ministério da Previdência Social, o prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar R$ 1 milhão.

PF contou com a cooperação institucional do Ministério da Previdência Social.