Home / Blog / Aos 10 anos, garoto prodígio de Araguaína conquista prêmios até da Nasa na área de astronomia

Aos 10 anos, garoto prodígio de Araguaína conquista prêmios até da Nasa na área de astronomia

Aos 10 anos, garoto prodígio de Araguaína conquista prêmios até da Nasa na área de astronomia

Com apenas 10 anos, o garoto Rafael Colferai Nunes, de Araguaína (TO), vem deixando sua marca no mundo acadêmico ao conquistar prêmios importantes e reconhecimento de instituições.

Muito dedicado aos estudos, Rafael é uma grande inspiração para todos ao seu redor. Apesar de sua tenra idade, já demonstra uma paixão notável pela astronomia, ciências e engenharia aeroespacial. Ele está atualmente cursando o 6º ano do ensino fundamental. Recentemente, recebeu uma premiação notável.

O reconhecimento é da International Star Kids Awards 2023. Nessa prestigiada cerimônia, que celebra jovens talentos com habilidades excepcionais, Rafael foi agraciado com o certificado Rising Star na categoria Ciência Espacial e Astronomia.

Estou infinitamente grato por esse grandioso reconhecimento. Esse prêmio é muito importante para mim, porque além de ser um reconhecimento da minha dedicação aos estudos na astronomia e ciências espaciais, eu agora posso inspirar mais crianças a gostarem dessa área”, comentou o estudante.

Quero agradecer a Deus, e a todos que acreditam no meu potencial e que me incentivam nessa jornada, em especial aos meu pais, que sempre me apoiam e me encorajam”, completou.

Seu compromisso e paixão o levaram a conquistar uma menção honrosa na Olimpíada de Astronomia Celestial, e ainda juntou-se à Mostra Brasileira de Foguetes (|Mobfogue) em 2023, alcançando 103 metros de distância com seu foguete de garrafa pet, sendo selecionado para participar da etapa nacional no RJ. Participou também da mostra de foguetes CAA e foi ainda mais longe, conquistando 144 m de alcance. 

 A dedicação de Rafael brilhou intensamente ao conquistar uma medalha no programa Caça Asteroides do MCTI/IASC – NASA pela detecção de asteroides preliminares, que agora estão sendo analisados em Harvard (em Massachussetts, nos EUA).

Atualmente o garoto está participando do Disk Detective das Galáxias, que também é um projeto de ciência cidadã da Nasa que busca por sistemas planetários em formação, escondidos entre os dados WIDE-Field Infrared Survey Explorer (wise) da agência espacial norte-americana (NASA).

A busca de conhecimento de Rafael foi ainda mais longe. Ele concluiu os cursos: “Um Voo pelo Universo dos Foguetes: teoria e prática” pela AEB em parceria com IFRN (Campus Parnamirim), e o curso de Introdução aos Pequenos Satélites, pela AEB em colaboração com UFSCar e FUNCAT. E não foi tudo, Rafael recebeu orgulhosamente o certificado de Jovem Cientista, prova de sua conclusão no curso de Robótica Espacial (AEB), ampliando ainda mais seus horizontes.

Rafael acredita firmemente que a educação é uma força transformadora e, mesmo em uma idade tão jovem, ele está determinado a contribuir positivamente para a sociedade através de suas paixões pela ciência, astronomia e engenharia.