Home / Blog / Justiça cobra informações do Governo do Estado sobre estudo para agilizar cirurgias cardíacas

Justiça cobra informações do Governo do Estado sobre estudo para agilizar cirurgias cardíacas

Justiça cobra informações do Governo do Estado sobre estudo para agilizar cirurgias cardíacas

A Justiça determinou que o Estado esclareça se a gestão estadual realizou estudo para atingir a eficiência do serviço de cirurgia cardíaca da rede de saúde do Tocantins, com explicação se o credenciamento será suficiente para redução da demanda reprimida da especialidade.

A decisão atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em conjunto com o Ministério Público do Tocantins (MPTO) em uma ação coletiva para que o serviço seja regularizado.

Na decisão, a Justiça estabelece que seja informada a possibilidade de estruturação do serviço no Hospital Geral de Palmas (HGP) para os próximos seis meses; com medidas estruturais para a ampliação da oferta na rede própria.

O Estado também deve atualizar a produção de cirurgias cardíacas e consultas pré-operatórias reguladas de janeiro a julho de 2023 nos hospitais do Estado, além da lista de demanda reprimida por consulta pré-operatória e cirurgia cardiovascular dos hospitais do Estado, tanto públicos quanto os credenciados.

Conforme a Manifestação da DPE-TO e do MPTO, a resposta da área técnica da saúde nos autos do cumprimento provisório não atendeu de forma completa a determinação judicial quanto à indicação de medidas de estruturação do serviço do HGP, onde a produção estaria baixa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *