Home / Blog / Projeto que irá beneficiar 500 mulheres no Tocantins será lançado com ministra Cida Gonçalves

Projeto que irá beneficiar 500 mulheres no Tocantins será lançado com ministra Cida Gonçalves

Projeto que irá beneficiar 500 mulheres no Tocantins será lançado com ministra Cida Gonçalves

A formação profissional e a inclusão como alternativas para a superação da vulnerabilidade social serão o assunto de uma palestra que será proferida pela ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, nesta quinta-feira (28), em Palmas.

A palestra vai marcar o lançamento da Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social – Emancipação pelo Trabalho, Cultura e Cidadania, e faz parte da programação do I Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres realizado pelo Governo do Estado do Tocantins.

O evento será realizado nos dias 28 e 29 de setembro no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos (confira mais detalhes da programação abaixo). As inscrições para participação podem ser feitas no formulário disponível aqui.

A incubadora é um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e o Ministério das Mulheres que pretende beneficiar diretamente, até o ano que vem, 500 mulheres que vivem atualmente em situação de rua nos municípios de Palmas e Araguaína. Indiretamente, a expectativa é melhorar as condições de inclusão e cidadania para cerca de 900 pessoas, uma vez que a vida das mulheres impacta significativamente a vida de suas famílias.

A proposta inclui a realização de rodas de conversa e escuta qualificada com profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional, além de atividades culturais e oficinas de capacitação nas áreas de artesanato, biojoia, beleza e estética, dança e grafite.

Outro intuito do projeto é produzir, a partir das discussões com as participantes, uma cartilha sobre Direitos das Mulheres que terá por base o próprio cotidiano do público atendido na Incubadora. 

Assim, a intenção é contemplar o eixo “formação e empreendedorismo”, que tem como propósito impulsionar atividades econômicas e valorizar a economia solidária, e o eixo “cultura e cidadania”, que visa proporcionar atendimento social integrado e envolver as mulheres em ações culturais e debates, estimulando a participação crítica na sociedade.

O projeto da Incubadora Social é coordenado pela professora e pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maria Santana Milhomem, com a coordenação adjunta e pedagógica de Ariadne Muniz.

SERVIÇO

I Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres
Dias 28 e 29 de setembro
Auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos

Programação de Quinta-Feira (dia 28):

8h30 – Credenciamento e coffee break

9h – Abertura Oficial
Apresentação cultural
Apresentação da secretária estadual da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa
– Pronunciamento das autoridades
Assinatura do Termo de Compromisso “Fortalecimento de Políticas Públicas para Mulheres”

11h – Lançamento do projeto “Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social – Emancipação pelo Trabalho, Cultura e Cidadania”

Palestra “Superando a Vulnerabilidade por meio da Formação e Inclusão Social”, com a ministra Aparecida Gonçalves

Constituição da Rede Interinstitucional e Interdisciplinar “Proteção e Defesa das Pessoas em Situação de Rua” – Universidade Federal do Tocantins, Secretaria Estadual da Mulher e Ministério das Mulheres

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *