Home / Blog / UFT organiza ponto de observação do eclipse solar ‘anel de fogo’, que será visto do Tocantins

UFT organiza ponto de observação do eclipse solar ‘anel de fogo’, que será visto do Tocantins

UFT organiza ponto de observação do eclipse solar 'anel de fogo', que será visto do Tocantins

O projeto de extensão Astronomia na Praça do Câmpus Gurupi da Universidade Federal do Tocantins (UFT) organizou um evento para a observação de um fenômeno astronômico conhecido como eclipse anular do Sol, ou o grande eclipse anular americano.

O grande eclipse anular poderá ser conferido com equipamentos adequados, em segurança e acompanhado de estudiosos da astronomia, aptos a explicarem detalhes sobre o fenômeno. O encontro será no sábado (14/10), a partir das 15h, no Bloco G do Câmpus. 

Um eclipse anular do Sol ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham e visualmente formam uma espécie de “anel de fogo”. Isso porque a maior parte do disco solar fica coberta, e apenas sua “borda” aparece. 

Este eclipse poderá ser avistado a partir de todas as regiões do país, mas, parcialmente. Apenas algumas localidades nas regiões Norte e Nordeste terão a visão completa do evento, sendo o Tocantins uma delas.

Astronomia na Praça ressaltou que para admirar este fenômeno é preciso toda a segurança, pois observar o eclipse solar a olho nu, com óculos escuros, telescópios sem filtros adequados e outros recursos inapropriados pode causar danos imediatos e irreversíveis aos olhos. 

Sobre o projeto

O projeto de extensão Astronomia na Praça, coordenado pelo professor Marcio dos Santos Teixeira Pinto, do curso de Química Ambiental do Câmpus de Gurupi, iniciou-se neste semestre e visa, segundo o professor, “difundir o conhecimento de astronomia para o público em geral, mas com foco especial em auxiliar alunos e professores do Ensino Fundamental na compreensão desta ciência”, explica. 

As atividades do projeto são conduzidas pelo professor Márcio, alguns discentes do Câmpus e outros colaboradores. Acompanhe a página do grupo no Instagram para saber mais

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *