Home / Blog / Durante Fórum, Araguaína vai eleger 13 membros do Conselho Municipal de Política Cultural

Durante Fórum, Araguaína vai eleger 13 membros do Conselho Municipal de Política Cultural

Durante Fórum, Araguaína vai eleger 13 membros do Conselho Municipal de Política Cultural

Notícias do Tocantins – Artistas, artesãos e outros representantes da comunidade cultural de Araguaína terão a oportunidade de integrar o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), onde os membros serão eleitos durante o 1° Fórum Municipal de Cultura. O evento será realizado na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus Cimba, com abertura às 19h30, no dia 1° de março, sexta-feira.

O Fórum tem início com a eleição da Comissão eleitoral, composta por seis membros, sendo pelo menos dois representantes da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, e aprovação do Regimento Interno da Eleição. No sábado, dia 2, serão realizadas as plenárias temáticas para a eleição.

“O Conselho Municipal de Política Cultural é como uma ponte que conecta a Administração Municipal aos setores  criativos da nossa comunidade.  Sua existência é crucial para garantir que a voz e as necessidades dos diferentes setores culturais sejam ouvidas e atendidas”, diz o secretário Edson Gallo.

O que faz o CMPC?

O Conselho Municipal de Política Cultural terá poder de propor diretrizes, discutir, fiscalizar, desenvolver e fomentar as atividades culturais no município. Entre elas estão a elaboração e aprovação dos planos de cultura a partir das diretrizes aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura; apreciação e aprovação de diretrizes dos fundos municipais de Cultura; fiscalização da aplicação dos recursos recebidos de transferências entre os entes da federação; propor a criação de políticas de financiamento e incentivo das atividades culturais na cidade, entre outras atividades.

Como será constituído o Conselho?

O CMPC será constituído por 13 membros: o presidente, seis representantes do poder público e seis representantes da sociedade civil. À exceção do presidente, todos os demais terão suplentes. De acordo com o regimento, o presidente será o secretário Edson Gallo.

Representando a administração pública, os participantes e seus respectivos suplentes serão indicados pelos seguintes órgãos: Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação; Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer; Educação; Comunicação; Procuradoria Geral e Câmara Municipal. Estes poderão ser substituídos no decorrer do biênio, mediante solicitação da entidade responsável, apresentada ao presidente do CMPC.

Representando a sociedade civil, os membros serão divididos por área de atuação: artesanato, artes plásticas e visuais; artes cênicas e audiovisual; patrimônio histórico e memória; cultura popular e ciclos naturais; literatura e música. A escolha destes membros será por meio de eleição, durante os fóruns setoriais realizados no sábado, dia 2 de março, sendo vetada a eleição de servidores públicos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *