Home / Blog / Associação do Museu de Araguaína fará exposição para destacar luta das mulheres na região norte

Associação do Museu de Araguaína fará exposição para destacar luta das mulheres na região norte

Associação do Museu de Araguaína fará exposição para destacar luta das mulheres na região norte

Notícias do Tocantins – A Associação Amigos do Museu de Araguaína foi contemplada com o fomento no valor de R$ 200 mil da Lei Rouanet Norte (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Esse financiamento será destinado à realização da exposição “As Mulheres do Norte do Tocantins: Cores, Sabores e Lugares”, uma iniciativa que visa destacar a jornada de luta das mulheres que contribuem para a riqueza cultural da região. O evento contará com obras do renomado artista plástico Iguatemy Lopes.

A exposição pretende oferecer uma visão abrangente e inspiradora da vida e do papel das mulheres no Norte do Tocantins. Por meio de 40 telas, Iguatemy Lopes retratará a diversidade e a força das mulheres locais, destacando suas histórias, suas tradições e sua contribuição para a construção da cultura regional.

Além de promover a arte e a cultura na região, a iniciativa também busca estimular reflexões sobre questões de gênero e igualdade, destacando o importante papel das mulheres na sociedade.

A exposição “As Mulheres do Norte do Tocantins: Cores, Sabores e Lugares” promete ser um evento marcante, que celebrará a diversidade e a resiliência das mulheres locais, enquanto honra sua contribuição para a construção da identidade cultural do Norte do Tocantins.

O projeto tem a curadoria do Professor Régis Carvalho, presidente da Associação Amigos do Museu de Araguaína – AAMAR que falou sobre sua inspiração por trás da concepção da exposição. “A inspiração para esta exposição surgiu da minha profunda admiração pelas mulheres do Norte do Tocantins e pelo papel vital que desempenham em nossa cultura e sociedade. Queríamos celebrar sua força, sua resiliência e sua contribuição para a construção da identidade regional”.

O professor ainda disse que o principal objetivo é destacar as histórias e as experiências das mulheres locais, inspirando reflexões sobre sua importância e desafios enfrentados.

O artista plástico Iguatemy Lopes afirmou que ao criar as telas para a exposição, buscou capturar a essência e a diversidade das mulheres do Norte do Tocantins, destacando sua beleza, sua determinação e sua conexão com a terra e a cultura local. Cada obra é uma homenagem à força e sua jornada de luta.

“Minha esperança é que minhas obras possam inspirar um maior reconhecimento e apreciação pelas mulheres do Norte do Tocantins, bem como estimular reflexões sobre questões de gênero e igualdade. Quero que as pessoas se sintam tocadas e inspiradas pela beleza e pela profundidade das histórias retratadas em cada tela”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *