Seu carrinho está vazio no momento!

Estudantes de escola pública aprendem na prática sobre conservação do solo em Araguaína
Notícias do Tocantins – A Escola Estadual Professor Alfredo Nasser realizou uma aula diferente para os estudantes em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, lembrado nesta segunda-feira (15/04).
Os alunos tiveram uma aula prática, dentro da disciplina Ciências da Natureza e suas Tecnologias, reforçando os tipos de solo existente e a importância de cada um nos ecossistemas, tendo a oportunidade de conhecer os tipos de solos que existem na escola e refletir sobre a importância de cada um deles.
Com a aula prática, os alunos entenderam os desafios significativos relacionados à degradação do solo devido à urbanização, à intensificação da agricultura e a práticas insustentáveis. Eles também aprenderam sobre atitudes de conservação do solo, como técnicas agrícolas sustentáveis, manejo adequado de resíduos e prevenção da erosão.
A coordenadora da área de Ciências da Natureza, professora Silvia de Sousa Ferreira, explicou que o Dia Nacional da Conservação do Solo tem um significado profundo. “É uma ocasião para refletir sobre a importância vital do solo na vida diária dos estudantes e na sustentabilidade de nossa agricultura. O solo não é apenas um meio para cultivar nossos alimentos, mas é a base de nossa existência. É um recurso finito que devemos proteger e preservar para as gerações futuras”, destacou.
“A conservação do solo não é apenas uma responsabilidade dos agricultores, mas de toda a sociedade. Cada um de nós desempenha um papel crucial na proteção do solo, seja através da prática de técnicas agrícolas sustentáveis, da promoção de políticas que incentivem a conservação do solo ou mesmo da conscientização sobre a importância desse recurso vital”, completou a coordenadora.
Para a aluna Lays Araújo Sousa, a conservação do solo garante a sustentabilidade da agricultura e também da preservação do meio ambiente. “É um tema muito relevante que deve ser abordado para as pessoas como um conhecimento que impacta diretamente na nossa qualidade de vida e na produção de alimentos, que possamos incluir também práticas sustentáveis para promover um ambiente preservado”, afirmou a estudante.
A professora de Ciências, Jéssica Paiva Maciel, durante a aula prática foi ressaltado a relevância do solo e sua função no ecossistema, abordando as alterações causadas pelo uso indevido e desenfreado desse recurso tão importante para a manutenção da vida.
“Através de um debate, associado a um estudo de campo feito na própria escola, os estudantes conseguiram identificar que o solo fornece nutrientes essenciais para florestas e lavouras, filtra a água, ajuda a regular a temperatura e as emissões de gases de efeito estufa e como esse recurso está ameaçado devido às ações antrópicas. Na ocasião, os estudantes pontuaram algumas medidas para amenizar a situação e conscientizar a população da importância da preservação do solo”, comentou.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Twitter e Instagram.

Deixe um comentário