Home / Blog / Operação da PF contra fornecedores de cigarros eletrônicos cumpre mandados em Araguaína

Operação da PF contra fornecedores de cigarros eletrônicos cumpre mandados em Araguaína

Operação da PF contra fornecedores de cigarros eletrônicos cumpre mandados em Araguaína

Notícias do Tocantins – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9/5), uma operação para investigar o crime de contrabando de cigarros eletrônicos e esclarecer circunstâncias do comércio deste tipo de produto no Estado do Tocantins, identificando os grandes fornecedores.

Foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Araguaína (TO), todos, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas. A PF não informou os nomes dos alvos nem os endereços.

Conforme a PF, os suspeitos poderão responder pelos crimes de importação e exportação de mercadoria proibida, comercialização e armazenamento de mercadorias proibidas pela lei brasileira e associação criminosa, cujas penas podem ultrapassar 5 anos de reclusão.

Desde 2009 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de resolução, proíbe no Brasil a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos, vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido).

O nome da operação ‘POD’ é uma referência aos nomes populares dos cigarros eletrônicos, conhecidos como POD´S ou VAPE´S.

Comercialização de cigarros eletrônicos é proibida no país.