Notícias do Tocantins – A previsão para fevereiro, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica um cenário climático variado no Brasil, com chuvas e temperaturas apresentando comportamentos distintos em diversas regiões do país.
A análise de precipitação e temperatura do mês aponta para chuvas entre a média e acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte e Nordeste, enquanto outras áreas do país, como o Centro-Oeste e Sudeste, terão chuvas abaixo da média. Além disso, as temperaturas estarão acima da média na maioria das localidades, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Chuvas no Brasil: regiões com precipitação abaixo e acima da média
Segundo o Inmet, as chuvas em fevereiro variam de acordo com a região. O Norte e Nordeste do Brasil devem receber volumes de chuva entre a média e acima da média climatológica. No entanto, algumas áreas específicas desses locais, como o leste do Acre, sul do Pará e do Amazonas, parte de Rondônia, Tocantins e da Bahia, poderão ter volumes de chuva abaixo da média. Em regiões como o leste da Bahia, Alagoas e Sergipe, são esperados acumulados de chuvas inferiores a 80 mm.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar abaixo da média, mas com algumas exceções. Em áreas como o noroeste do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, faixa leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a previsão é de chuvas próximas ou até acima da média, com volumes que podem ultrapassar os 160 mm.
Na região Sul, a expectativa é de chuvas abaixo da média na faixa oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, nas demais áreas, especialmente na costa leste de Santa Catarina e Paraná, os acumulados de chuvas devem ficar entre próximo e acima da média histórica.
Temperaturas acima da média: calor e possíveis frentes frias
Quanto às temperaturas, a previsão aponta para valores acima da média em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde os termômetros podem superar os 26°C. O destaque vai para o Pará e Mato Grosso, onde há possibilidade de dias com calor excessivo.
Porém, a entrada de frentes frias e a formação de corredores de umidade provenientes da região amazônica podem trazer dias consecutivos de chuva, amenizando as temperaturas em algumas localidades. A formação desses sistemas climáticos pode trazer um alívio temporário para o calor, mas também contribuir para a ocorrência de dias de chuva intensa.
O mês de fevereiro promete ser um período de clima instável e com grandes variações de precipitação e temperatura em diversas regiões do Brasil. Enquanto algumas áreas, como o Norte e Nordeste, devem experimentar chuvas bem distribuídas e temperaturas elevadas, outras regiões, como o Centro-Oeste e Sudeste, terão chuvas mais escassas e uma sensação de calor acentuada. Vale ficar atento às previsões locais e adaptar-se às mudanças climáticas previstas para o mês.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.