Notícias do Tocantins – No próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será lançado o documentário Mulheres de Luta, um curta-metragem que celebra a força, a resistência e a determinação de três mulheres inspiradoras do estado do Tocantins. O filme, dirigido e roteirizado por Ana Elisa Martins e produzido pela Siá Produções Criativas e Círculo Filmes, promove um olhar sensível e necessário sobre as histórias de Luz Arinda, Judite Rocha e Bernadete Aparecida, mulheres que transformam suas realidades e lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. Este projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo , geridos pela Fundação Cultural de Palmas.
Mulheres de Luta traz à tona as trajetórias de três figuras emblemáticas. Luz Arinda, defensora dos direitos humanos com raízes bolivianas e brasileiras, enfrenta uma batalha corajosa contra a tortura em centros socioeducativos de menores infratores. Judite Rocha, educadora popular, lidera o Movimento dos Atingidos por Barragens no Tocantins, lutando por justiça social para comunidades impactadas por grandes obras. Já Bernadete Aparecida, feminista e líder da ONG Casa 8 de Março, dedica sua vida a apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade e a promover a igualdade de gênero.
Com narrativas que ecoam resistência e esperança, o documentário não apenas homenageia essas mulheres, mas também inspira reflexões sobre o papel fundamental das lutas femininas na construção de um futuro mais inclusivo e humano.
“Mulheres de Luta é um projeto que carrega muito do meu coração e da minha trajetória como mulher, feminista e cineasta. Ao contar as histórias de Luz, Judite e Bernadete, quis mostrar que a luta por direitos, justiça e igualdade é diária e coletiva. Essas mulheres são exemplos vivos de como a resistência pode transformar realidades e inspirar mudanças. Espero com esse documentário emocionar as pessoas e mobilizá-las a refletirem sobre o poder da ação individual e coletiva na construção de um mundo mais justo. Este filme é um tributo a todas as mulheres que lutam, todos os dias, por um futuro melhor”, disse a autora do documentário, Ana Elisa Martins.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Sobre Ana Elisa Martins
Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Tocantins, Ana Elisa Martins tem uma trajetória sólida no audiovisual. Desde 2018, atua como produtora e assistente de direção em diversos projetos do estado, além de ter trabalhado para algumas empresas de publicidade e propaganda. Atualmente, é diretora executiva da Siá Produções Criativas, uma produtora independente focada em projetos artísticos e culturais. Feminista, suas obras sempre trazem um olhar voltado para as causas das mulheres. Em 2021, dirigiu e roteirizou o curta animado Harubde – O rito de passagem da menina para mulher Karajá e foi co-autora do documentário Entoadas – Para que as outras continuem no mesmo tom, lançado em 2022. Com Mulheres de Luta, Ana Elisa consolida sua carreira como cineasta e reforça seu compromisso com narrativas que valorizam a luta e a resistência feminina.
Lançamento
O lançamento de Mulheres de Luta acontecerá no dia 8 de março, no Cine Cultura Sala Sinhozinho. A data, que celebra as conquistas e as lutas das mulheres ao redor do mundo, é mais do que simbólica para o documentário, que conta histórias de mulheres que fizeram e ainda fazem do seu dia-a-dia a luta pela justiça e bem comum.
Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Ana Elisa Martins
Assistente de Direção: Érika Mariano
Produção Executiva: Ricardo Nogueira
Produção de Frente: Leticia bonatto
Direção de Fotografia: Victoria Pesan
Operador de Câmera: Ernesto Duarte
Assistente de Fotografia: Gabriela Maia
Som Direto e Mixagem: Diogo Goltara
Montagem: Érika Mariano
Color Grading: Ernesto Duarte
Making Of: Bella
Comunicação: Thalia Batista.