Notícias de Araguaína – A Prefeitura de Araguaína está executando uma obra de reestruturação do prédio onde funciona a Clínica Escola Mundo Autista do Município. A unidade atende crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas comorbidades, em seus diferentes níveis de suporte, de forma gratuita, por meio do serviço de saúde pública do Município e de Atendimento Educacional Especializado.
“O objetivo deste investimento é adequar a estrutura da unidade ao crescimento da demanda pela Clínica Escola de Araguaína. Nós possuímos a única clínica escola pública que oferece serviços especializados para crianças autistas em todo o Tocantins, nos tornamos referência para que outras clínicas surgissem no país e estamos agora garantindo que as crianças autistas tenham um ambiente mais acolhedor, seguro e terapêutico para o seu desenvolvimento”, diz o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Estrutura renovada
O projeto de reestruturação do prédio inclui desde a troca do revestimento, substituição das portas para garantir maior acessibilidade e segurança, revitalização do telhado e instalação de sanitários que atendem às normas de acessibilidade, até a construção de uma pequena cobertura para atividades ao ar livre e realização das atividades terapêuticas.
O investimento aplicado será de cerca de R$ 189,4 mil, com recursos federais captados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Tiago Dimas, para custeio da Média e Alta Complexidade (MAC). Durante o período de reestruturação do prédio, todas as crianças continuam sendo atendidas pelos professores da rede que já os acompanham, dando sequência aos atendimentos pedagógicos em polos de atendimentos alternativos informados previamente aos pais e respeitando os planejamentos já definidos para cada criança.
Os atendimentos na área da saúde estão sendo provisoriamente realizados na sede da Associação Mundo Autista, que fica ao lado da Clínica Escola.
Referência nacional
A Clínica Escola Mundo Autista de Araguaína é única clínica escola pública para crianças autistas no Tocantins e faz parte da rede de acolhimento e atendimento da Prefeitura de Araguaína às pessoas com Transtornos do Espectro Autista que estão matriculadas em uma das instituições educacionais do município.
Atualmente, a unidade possui 689 alunos matriculados e conta com um quadro de profissionais composto por 69 servidores, sendo 23 servidores da Saúde e 46 servidores da Educação. Os usuários recebem suporte educacional personalizado por meio de terapias conduzidas por profissionais de áreas diversas, incluindo Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Arteterapia, Musicoterapia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Orientação Parental, Terapia de Grupo com adolescentes, Assistente Social, Psicomotricidade, Estimulação Precoce, Nutrição e Educação Física, além das consultas médicas, de fonoaudiologia e odontologia.
Nova Clínica Escola
De acordo com o prefeito Wagner Rodrigues, já está sendo estudada a construção de uma nova unidade para ampliar os serviços e a capacidade de atendimento da Clínica Escola Mundo Autista.
“Estamos definindo o local e captando recursos para que este projeto seja executado em breve. Araguaína vai sair na frente mais uma vez, com um prédio que seguirá todos os padrões de acessibilidade e totalmente pensado de acordo com as características de pacientes com espectro autista, como pintura com cores de baixo estímulo nas paredes, dando mais conforto aos pacientes, além da construção de salas adequadas para cada tipo de atendimento, para que possamos continuar entregando um serviço que é referência em todo o país”, destacou Wagner Rodrigues.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.