O influenciador paraibano Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, foram presos preventivamente nesta sexta-feira (15/8) em uma residência em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A ação foi coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio das polícias civis da Paraíba e de São Paulo, além da Polícia Rodoviária Federal.
Os dois são investigados por suposta exploração e “adultização” de crianças e adolescentes em conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo a decisão do juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux (PB), há “fortes indícios” de crimes como tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho infantil artístico irregular e constrangimento de menores.
“Os investigados já destruíram elementos de prova, ocultaram bens e adotaram condutas para dificultar a apuração dos fatos. Medidas extremas são necessárias para assegurar a integridade das provas e a regularidade do procedimento investigativo”, afirmou o magistrado.
A prisão preventiva foi decretada para evitar novas tentativas de obstrução, intimidação de testemunhas e destruição de provas. Segundo o MP, as condutas atribuídas a Hytalo e Israel revelam “ação coordenada” para comprometer as investigações.
OPERAÇÃO E BLOQUEIOS
Na quinta-feira (14), policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de Hytalo, em João Pessoa (PB), recolhendo computadores e celulares. No dia anterior, a residência estava fechada e ninguém foi encontrado.
Na terça-feira (12), a Justiça já havia determinado o bloqueio das redes sociais do influenciador e a desmonetização de seus vídeos.
LEIA TAMBÉM:
-
Câmara debaterá projetos sobre crianças em redes sociais após denúncia de ‘adultização’
-
EUA alertam brasileiras sobre uso de gravidez em busca de cidadania; visto será negado
DENÚNCIA GANHOU REPERCUSSÃO
O caso veio à tona após denúncias do youtuber Felca, que possui mais de 4 milhões de inscritos, sobre conteúdos de Hytalo envolvendo menores em situações de conotação adulta. Antes das restrições judiciais, o influenciador acumulava mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais.
-
Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.