Notícias do Tocantins – Reconhecido como a maior festa religiosa popular do Tocantins, o Festejo do Senhor do Bonfim inicia sua programação neste mês de agosto. Em Natividade — cidade que concentra o maior número de fiéis e abriga a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim — as celebrações contam com uma ampla programação religiosa e cultural, incluindo o aguardado show do padre Fábio de Melo no dia 13.
O Governo do Tocantins disse que reforçará a segurança e dará suporte à infraestrutura por meio das Secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secult) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), para acolher os milhares de romeiros esperados para a peregrinação.
Além de Natividade, os municípios de Araguacema e Tabocão também realizam celebrações em honra a Nosso Senhor do Bonfim, tradição secular no estado. Neste ano, pela primeira vez, a data será celebrada como feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509, que estabelece o dia 15 de agosto como feriado em todo o Tocantins.
Programação em Natividade
Com o tema Romeiros: Peregrinos de Esperança, a programação litúrgica oficial começa no dia 6 e segue até 17 de agosto, com missas, novenas, caminhadas, procissões, terços e demais manifestações de fé.
No dia 13, quarta-feira, o destaque é o show com o padre Fábio de Melo. Já no dia 15, feriado estadual, ocorre a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim, localizado na zona rural de Natividade, a 23 km do centro da cidade.
O ponto alto da celebração é a romaria, que reúne milhares de fiéis em peregrinação até o povoado. Para garantir a segurança dos participantes, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) ampliará o efetivo com o envolvimento de cerca de 300 policiais nas três cidades que realizam o festejo: Natividade, Araguacema e Tabocão.
Apoio aos romeiros
Durante os dias do festejo, a Setas disponibilizará um ponto de apoio aos romeiros, localizado no km 12 da estrada que liga o centro de Natividade ao povoado. No local, os peregrinos terão acesso a descanso, aferição de pressão, pequenos curativos, água e alimentação. A equipe da secretaria oferecerá lanches das 6h às 16h e caldos a partir das 17h.
Preservação do patrimônio cultural
A Secretaria da Cultura (Secult) promove ações de preservação e manutenção do patrimônio cultural durante o festejo. Um dos focos é a conservação dos monumentos da Via Sacra da Romaria, conjunto de 14 painéis criado pelo artista Luiz Olinto, que retratam os passos da Paixão de Cristo.
Os trabalhos em andamento incluem limpeza, pintura e recomposição do reboco das estruturas. Em etapa posterior, será realizado o restauro completo dos monumentos.
Celebrações em Araguacema e Tabocão
Em Araguacema, o Festejo do Senhor do Bonfim ocorre de 6 a 15 de agosto, com destaque para a Missa da Luz, Missa Sertaneja e o Terço da Misericórdia.
No município de Tabocão, a programação também inicia no dia 6 e segue até o dia 15, incluindo a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, que chega à sua 46ª edição. A cidade ainda promove missas, procissões, batismos e atividades culturais. Paralelamente, ocorre a 15ª edição da ExpoTabocão.
Lei Estadual
A oficialização do feriado estadual em 15 de agosto foi sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa no dia 25 de setembro de 2024, por meio da Lei nº 4.509. O projeto já havia sido anunciado durante o festejo daquele ano, aprovado pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e sancionado com o objetivo de valorizar as tradições religiosas e culturais, fomentar o turismo religioso e promover a integração social e cultural entre as comunidades tocantinenses.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
