Home / Blog / Ao lado de três deputados, Laurez Moreira já despacha como governador e prega cautela

Ao lado de três deputados, Laurez Moreira já despacha como governador e prega cautela

Ao lado de três deputados, Laurez Moreira já despacha como governador e prega cautela

Notícias do Tocantins – O vice-governador Laurez Moreira (PSD) já assumiu o cargo de governador em exercício do Tocantins após o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos), nesta quarta-feira (3), determinado pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da segunda fase da Operação Fames-19. A posse ocorreu em audiência na Justiça Federal, em Palmas, conduzida pelo próprio ministro.

Em entrevista à imprensa, Laurez falou pela primeira vez como chefe do Palácio Araguaia e afirmou que a prioridade imediata é fazer um diagnóstico da máquina pública. “Minha prioridade é ver a necessidade do Estado. Tenho que ter um levantamento geral para dar sequência ao trabalho que precisa ser feito, e com muita responsabilidade assumo sabendo dos cuidados que temos que ter nesse primeiro momento”, declarou.

Laurez também admitiu tristeza diante do cenário político marcado por mais um afastamento de governador. “Encaro com muita tristeza, sou tocantinense nato, conheço nosso Estado e sei do potencial que temos para ser referência nacional. Infelizmente, quando se fala do Tocantins, o primeiro pensamento que vem são os fatos negativos, e isso traz insegurança para o investidor. Tenho a consciência da responsabilidade do momento que estamos vivendo”, afirmou.

O governador em exercício ressaltou que ainda não conversou com Wanderlei após a decisão judicial, mas esteve pessoalmente com o ministro Mauro Campbell antes da posse.

Laurez e Wanderlei estão rompidos politicamente desde 2023. O novo governador já despachou no gabinete ao lado de três deputados estaduais: Janad Valcari (PL), Gutierres Torquato (PDT) e Dr. Danilo Alencar (PL). 

Com o afastamento de Wanderlei, o Tocantins completará 20 anos que um governador não termina o mandato de quatro anos. Em 16 anos, cinco governadores foram cassados, renunciaram ou acabaram afastados pela Justiça.

Veja também

Secretariado e continuidade de obras

Laurez informou que vai se reunir com todas os secretários para avaliar a situação da gestão e definir se haverá mudanças. Ele adiantou que pretende conduzir qualquer alteração “sem atropelo” e que aguardará o posicionamento dos gestores. “Tenho que ver quem quer continuar colaborando com o governo, porque também não depende de mim, mas das pessoas que estão exercendo o cargo. Há aqueles que querem continuar e os que preferem não continuar”, disse.

O governador em exercício também garantiu que dará atenção especial às obras e compromissos já em andamento. “É dever do gestor terminar as obras. Sempre trabalhei com planejamento, pensando a longo prazo, sem tomar medidas instantâneas. As coisas têm que ser feitas com cautela”, destacou.

Operação Fames-19

A posse de Laurez Moreira repete um episódio recente da política tocantinense: em outubro de 2021, o mesmo ministro Mauro Campbell veio a Palmas para dar posse ao então vice Wanderlei Barbosa após o afastamento do ex-governador Mauro Carlesse. Agora, Wanderlei é o alvo da nova fase da Fames-19, que apura supostos desvios de recursos destinados ao fornecimento de cestas básicas durante a pandemia da Covid-19.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *