Notícias do Tocantins – O senador Eduardo Gomes (PL) finalmente escolheu saiu de cima do muro e decidiu apoiar a pré-candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) ao governo do Tocantins em 2026. O acerto ocorreu durante reunião em Brasília, nesta segunda-feira (8/9), que também confirmou o deputado federal Carlos Gaguim (UB) como pré-candidato ao Senado.
Com a decisão, o PL se junta à Federação União Progressista – que reúne União Brasil e PP –, ampliando o peso político do grupo. Com as duas maiores bancadas no Congresso Nacional, o bloco deve ter controle bem significativo sobre os recursos bilionários do Fundo Eleitoral, tornando-se uma das forças mais competitivas da disputa no estado. O anúncio oficial do “chapão” está marcado para o próximo dia 19, em Palmas.
Leia também
-
Wanderlei dá prazo para Gomes decidir entre Amélio ou Dorinha
-
Dorinha diz não ter paixão por Gaguim ou Vicentinho, só pela própria candidatura ao governo
Wanderlei Barbosa fora
Até então, Eduardo Gomes era tratado como figura central na articulação da frente ampla liderada pelo governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos). Porém, sua ausência em evento do grupo e o vazamento de um áudio de Dorinha, sugerindo uma chapa ao lado do senador, aumentaram as desconfianças de que ele estaria “jogando dos dois lados”.
Pressionado por Wanderlei, que tutela a pré-candidatura a governador do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), Gomes optou por se alinhar ao grupo de Dorinha.
O obstáculo chamado Vicentinho Júnior
Apesar do avanço da aliança, a formação do chapão ainda enfrenta resistência. O deputado federal Vicentinho Júnior (PP) mantém sua pré-candidatura ao Senado e promete não recuar. O embate evidencia a disputa interna na União Progressista: Gaguim tem o apoio do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, enquanto Vicentinho conta com o respaldo do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. Vicentinho espera que a decisão final da chapa seja tomada no estado, sem intervenção nacional.
Vice e primeira agenda da coalizão
Com Dorinha definida ao governo, rumores indicam que a vaga de vice deve sair de Araguaína, segunda maior cidade do Tocantins. Por isso, o primeiro compromisso da nova coalizão Dorinha-Eduardo-Gaguim será uma agenda de inaugurações de obras na cidade, marcada para o próximo dia 22, reforçando a presença política do grupo no interior.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.