Notícias do Tocantins – O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a primeira visita oficial do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), que assumiu o comando interino do Estado. O encontro, realizado na sede do Parlamento estadual, ocorre após a operação da Polícia Federal que afastou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Durante a reunião, o governador em exercício apresentou Ailton Parente Araújo como novo chefe de gabinete de Governo e confirmou que o ex-deputado e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será secretário-executivo da Governadoria — ambos responsáveis pela interlocução com a Aleto.
Laurez disse que a visita ao Poder Legislativo é a primeira de uma série de visitas oficiais que fará com os demais poderes instituídos e instituições independentes, como o Poder Judiciário, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Tocantins, a fim de apresentar sua gestão.
FOCO EM 2026
Amélio é pré-candidato ao Palácio Araguaia em 2026 e tem o apoio direto de Wanderlei Barbosa. A avaliação de aliados próximos é de que o governador afastado deve retomar o comando do Palácio Araguaia em breve.
Do outro lado, o próprio Laurez Moreira também é pré-candidato ao governo e, com a reviravolta provocada pela operação da PF, ganhou visibilidade e musculatura política para entrar na disputa sucessória. Mas o cenário pode mudar radicalmente caso Wanderlei consiga retornar ao cargo.
A agenda institucional de Laurez com Amélio Cayres foi lida nos bastidores como um gesto estratégico, visando ‘quebrar o gelo’ após a operação e iniciar a articulação direta com o Legislativo.
-
Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.