Notícias do Tocantins – O agricultor Joaquim Firmino da Cunha, de 48 anos de idade, foi condenado, no último dia 8, à pena de reclusão de 15 anos por matar o idoso José Francisco de Amorim a golpes de machado. O crime aconteceu em agosto de 2024, na zona rural de Arraias.
Na sessão do Tribunal do Júri, o Conselho de Sentença acatou integralmente a tese de acusação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), que atribuiu ao réu a prática de homicídio duplamente qualificado por emprego de meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Também foi reconhecido que a vítima era idosa, o que configura causa de aumento da pena em caso de homicídio.
Conforme foi narrado pelo representante do Ministério Público, o acusado e a vítima estavam trabalhando há algum tempo em uma fazenda de Arraias, até que um dia, por motivo desconhecido, Joaquim Firmino aproveitou que José Francisco estava deitado em uma rede e atacou-o de surpresa, desferindo pelo menos cinco golpes de machado, que atingiram as regiões do crânio, face, tórax e braços. Na época, a vítima tinha 70 anos de idade.
A pena terá que ser cumprida de imediato, em regime inicialmente fechado, conforme determina a sentença. O réu encontra-se preso na Unidade Penal de Arraias.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.