Home / Blog / Maior evento de música estudantil do Tocantins divulga vencedoras da regional de Araguaína

Maior evento de música estudantil do Tocantins divulga vencedoras da regional de Araguaína

Maior evento de música estudantil do Tocantins divulga vencedoras da regional de Araguaína

O III Canta Tocantins das Escolas Estaduais definiu, nessa quarta-feira (18), as campeãs da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Araguaína. As estudantes foram selecionadas por meio de votação on-line e disputarão a vaga na final estadual, presencialmente, no mês de dezembro, em Araguatins.

Da SRE de Araguaína, a campeã na categoria Júnior, com 2.028 votos, foi a estudante do Colégio Estadual Adá de Assis Teixeira, de Goiatins, Chris Danielle Câmara Marques, de 14 anos. Na categoria Silver, a campeã, com 2.001 votos, foi a aluna da Escola Estadual Manoel Alves Grande, de Campos Lindos, Viviany Pereira Noleto, de 16 anos.

O maior evento de música estudantil tocantinense é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e busca incentivar a prática do canto e revelar talentos da música, bem como democratizar e ampliar a participação dos estudantes das escolas estaduais em competições musicais.

As disputas on-line são transmitidas no Instagram oficial @canta_tocantins. A seleção acontece por votação pública virtual no formato de duelos/disputas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas.

Campeões

Além da regional de Araguaína, a terceira edição do Canta já tem definidos os campeões das duas categorias Silver e Júnior das SREs de Pedro Afonso, Arraias, Paraíso, Miracema, Porto Nacional e Gurupi.

Na etapa regional da SRE de Pedro Afonso, os vencedores são do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, da cidade sede da SRE. Júlia Helena Costa Gobira conquistou o primeiro lugar na categoria Júnior com 1.820 votos. O campeão na categoria Silver foi Léo Victor Bezerra Soares, com 1.646 votos.

Já na SRE de Arraias, as mais votadas foram Misya Lima e Mayana Bastos, da Escola Estadual de Tempo Integral de Combinado, com 1.651 votos, na categoria Júnior; e Anna Lidya Rodrigues Pereira, da Escola Estadual Brigadeiro Felipe, de Arraias, na categoria Silver que recebeu 1.550 votos.

A SRE de Paraíso do Tocantins também definiu os campeões da etapa regional. Na categoria Júnior, com 1.090 votos, quem levou a melhor foi a dupla Isabelly Dutra e Jamily Matos, da Escola Estadual Cívico-Militar São José Operário, de Paraíso do Tocantins. Na categoria Silver, a vencedora foi Sara Fernanda Pereira Sousa, da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas, de Divinópolis, com 1.847 votos. 

De Miracema do Tocantins, a campeã na categoria Júnior foi Laysla Gabriela Pereira Guimarães, aluna do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. Na categoria Silver, quem levou a melhor foi Dádiva de Sousa Reis, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, que obteve 1.196 votos.

Em Porto Nacional, a mais bem votada na categoria Júnior foi a estudante Ruth Célia Jorge Rodrigues, da Escola Estadual de Tempo Integral João Pires Querido, com 1.553 votos. Iasmin de Jesus Andrade, do Colégio Dr. Pedro Ludovico Teixeira obteve 1.637 votos e consagrou-se campeã na categoria Silver.

Já na SRE de Gurupi, a dupla Maria Luiza e Mônica Araújo, da Escola Estadual Villa Guaracy, venceu as disputas na categoria Júnior com 2.095 votos. Com 1.536 votos, a melhor da regional na categoria Silver foi Eduarda Gomes Martins Lopes, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva.

Disputas

A partir desta segunda-feira (23) é a vez dos estudantes das escolas das SREs de Palmas, Guaraí e Tocantinópolis entrarem na disputa para decidir os campeões que serão classificados para a final. No dia 30, a disputa será para os estudantes das superintendências de Araguatins, Colinas do Tocantins e Dianópolis, encerrando assim as competições regionais.

As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail: cantatocantins@seduc.to.gov.br pelas unidades de ensino. Cada escola pode efetuar até duas inscrições, individual ou dupla, podendo ser uma na categoria Júnior (até 14 anos) e outra na categoria Silver (a partir de 15 anos).

Para concorrer, a escola deve enviar vídeo gravado na posição vertical, com a duração de até 1 minuto, cantando à capela da música escolhida (sem auxílio de instrumentos musicais e/ou de recursos tecnológicos para modificar a qualidade vocal) com formato MP4. O vídeo deverá ser nítido, sendo preferencialmente a qualidade do vídeo de, no mínimo, 480p. As músicas inscritas devem ser nacionais, de gêneros variados, não podendo fazer apologia do sexo, ser discriminatória ou ofensiva. Também é vedada a participação de bandas ou grupos musicais.

Além do vídeo, para efetivar a inscrição, a unidade de ensino deve enviar: formulário devidamente preenchido; autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e ainda uma foto digital, na vertical.

Confira o calendário das próximas competições

23 a 28/10 – Palmas, Guaraí e Tocantinópolis

30 a 04/11 – Araguatins, Colinas do Tocantins e Dianópolis

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *