Home / Blog / Vereadores pedem exoneração do secretário da Educação de Gurupi após abertura de inquérito

Vereadores pedem exoneração do secretário da Educação de Gurupi após abertura de inquérito

Vereadores pedem exoneração do secretário da Educação de Gurupi após abertura de inquérito

Os vereadores Débora Ribeiro (PDT) e Rodrigo Ferreira (PODE), de Gurupi, protocolaram nesta segunda-feira (4/12) um pedido de exoneração do secretário Municipal da Educação, Professor Davi Abrantes. O caso foi divulgado por meio de vídeo nas redes sociais, no qual os vereadores explicam os motivos que levaram à solicitação.

O pedido de exoneração, de acordo com os parlamentares, tem como base a abertura de um inquérito pelo Ministério Público do Estado (MPE), no dia 03 de outubro, para investigar a compra de materiais destinados à pasta da Educação. Na gravação, a vereadora Débora afirma que já protocolou o pedido na Câmara de Gurupi. 

“Estamos aqui no protocolo da Câmara Municipal, eu juntamente com o vereador Rodrigo Ferreira, protocolando o pedido da imediata exoneração do senhor secretário de Educação, tendo vários indícios de crimes ali dentro daquela pasta”, afirmou Débora.

Rodrigo Ferreira complementou a declaração, expressando a expectativa de que a prefeita Josi Nunes acate o pedido de exoneração. Ele destacou que o objetivo é evitar possíveis interferências nas investigações em curso. “Será benéfico para a nossa Educação, para que ele não venha a atrapalhar as investigações sobre o suposto uso inadequado dos recursos dentro daquela pasta”, afirmou o vereador.

Em conversa com a reportagem, Rodrigo explicou que eles submeteram o requerimento à apreciação do plenário na Câmara de Vereadores. Se for aprovado, o pedido será encaminhado para a prefeita Josi Nunes.

O AF Notícias solicitou um posicionamento do secretário. O espaço está aberto.

Oposição

A reportagem investigou também que os dois vereadores são oposição à gestão de Josi. A Câmara também já teria convocado Davi Abrantes para prestar explicações em sessão plenária, que será realizada nesta quarta-feira (6/12).

Outro ponto é que o secretário tem planos de pedir exoneração do cargo até o final de dezembro, pois é vereador e deve concorrer à reeleição. A prefeita já comunicou aos membros do 1º escalão que aqueles que desejam se candidatar em 2024 devem deixar seus cargos até o fim deste mês.

MPE-TO de olho no Secretário

Conforme documento publicado no Diário Oficial do Ministério Público no dia 27 de novembro, o Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes encaminhou uma recomendação ao secretário municipal de Educação do município para que fosse interrompida imediatamente a divulgação de publicações com teor de autopromoção, tanto nas redes sociais da Pasta quanto em outras páginas oficiais vinculadas à prefeitura na internet.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *