Home / Blog / Quase 900 Carteiras Nacionais do Artesão serão entregues no Tocantins em 2025, diz Sepot

Quase 900 Carteiras Nacionais do Artesão serão entregues no Tocantins em 2025, diz Sepot

Quase 900 Carteiras Nacionais do Artesão serão entregues no Tocantins em 2025, diz Sepot

Notícias do Tocantins – O Tocantins deu um importante passo para fortalecer a economia criativa e valorizar a rica cultura indígena e quilombola do estado. Nesta sexta-feira (27), a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) recebeu 887 Carteiras Nacionais do Artesão, um documento fundamental para o reconhecimento profissional e o acesso a diversas oportunidades de mercado.

Deste total, 115 carteiras foram destinadas a artesãos quilombolas das comunidades Barra do Aroeira (Santa Tereza do Tocantins), Malhadinha (Brejinho de Nazaré) e Quilombo Mumbuca (Mateiros). Já 772 carteiras beneficiaram artesãos indígenas das etnias Xerente (Tocantínia), Krahô (Goiatins e Itacajá), Apinajé (Tocantinópolis), Karajá-Xambioá (Santa Fé do Araguaia) e Karajá-Javaé (Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia).

A novidade é que, a partir de 2025, a Sepot levará as carteiras diretamente às comunidades, facilitando o acesso e fortalecendo o empreendedorismo local. Essa iniciativa é fundamental para garantir que os artesãos tenham os mesmos direitos e oportunidades de participar do mercado, valorizando seus saberes ancestrais e contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades.

A Carteira Nacional do Artesão, emitida gratuitamente pelo Programa Nacional do Artesão (PAB), é um passaporte para o sucesso. Com ela, os artesãos podem participar de feiras e eventos, ter acesso a cursos e oficinas de qualificação, além de formalizar seus negócios e aumentar suas vendas.

A parceria entre a Sepot e a Secult demonstra o compromisso do Governo do Tocantins em fortalecer o setor artesanal e promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades indígenas e quilombolas. Essa iniciativa é um marco histórico para o estado, que reconhece a importância da cultura e do trabalho artesanal para a sua identidade e futuro.

“Nossa parceria com a Secretaria de Cultura é fundamental para fortalecer o setor de artesanato no estado. Por isso, estamos intermediando a entrega das Carteiras Nacionais do Artesão, tanto em 2024 quanto em 2025. Nosso objetivo é facilitar o acesso dessas carteiras para todos os artesãos, diretamente em suas comunidades”, disse Paulo Xerente, secretário dos Povos Originários e Tradicionais.

“Esse é um momento muito importante, principalmente para os povos originários e as comunidades tradicionais, porque essa entrega é resultado de um trabalho realizado ao longo de 2024, que foi o cadastramento desses artesãos e, agora, eles vão receber as carteirinhas. Nada melhor do que a Sepot, que é uma secretaria parceira companheira da cultura, para fazer essa entrega das quase 900 carteiras diretamente aos indígenas e aos quilombolas”, destacou a secretária–executiva da Secult, Valéria Kurovski.

As carteiras serão entregues no início de 2025, e possibilitarão a integração dos artesãos nos editais públicos de chamamento para participar das feiras nacionais.

O Governo do Estado, ao valorizar o artesanato indígena e quilombola, preserva suas raízes culturais, fortalece a economia local e contribui para a construção de um futuro mais justo e equitativo para todos. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *