Home / Blog / Projeto Orla para praias de rios federais será executado no Povoado Garimpinho, em Araguaína

Projeto Orla para praias de rios federais será executado no Povoado Garimpinho, em Araguaína

Projeto Orla para praias de rios federais será executado no Povoado Garimpinho, em Araguaína

Notícias de Araguaína – Araguaína será a primeira cidade do Brasil a ter um plano modelo do Projeto Orla para praias de rios federais. O anúncio foi feito pelo prefeito Wagner Rodrigues após reunião com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Tocantins (SPU), Edy César, na útlima sexta-feira (21/02).

O prefeito ressaltou que a meta é entregar o projeto de uso e ocupação da região costeira do Povoado Garimpinho, às margens do Rio Araguaia, até junho deste ano, antes da temporada de praias.

“Já fizemos visitas e diversas reuniões de alinhamento, e agora partimos para a elaboração deste tão sonhado projeto. Sonhado pela comunidade do Garimpinho, que será positivamente impactada com a regularização e modernização da orla, e também muito desejada pelos araguainenses e turistas da região, que já conhecem o Garimpinho e sabem das potencialidades e belezas das nossas praias. É um passo importantíssimo para fortalecermos o turismo de Araguaína”, enfatiza Wagner.

Atualmente, o Povoado Garimpinho recebe dois grandes eventos de abrangência nacional promovidos pela Prefeitura de Araguaína: o Torneio de Pesca e o Desafio MTB de ciclismo.

Projeto Orla

Previsto no Decreto 5.300 de 2004, o Projeto Orla tem o objetivo de planejar toda a área de acesso aos mares e rios federais por meio de um Plano de Gestão Integrada. Em Araguaína, a elaboração do documento terá a participação direta das secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo; Esporte, Cultura e Lazer; Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos e Procuradoria Geral do Município.

No Plano de Gestão Integrada, o Município firma o compromisso de qualificar os territórios no entorno do Rio Araguaia. A meta é aperfeiçoar o ordenamento e as atividades realizadas nos espaços costeiros.

“Essa é uma grande parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Araguaína e é extremamente válido reforçar que o modelo de Araguaína será o primeiro do Brasil no que diz respeito a rios federais. Seguiremos todas as diretrizes do que já é feito no litoral brasileiro. A cidade tem muito a ganhar com essa iniciativa”, pontua Edy César, superintendente do Patrimônio da União, no Tocantins.

Além da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o Projeto Orla conta, também, com atuação da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo, e da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *