Home / Blog / UPA alerta para casos recorrentes de desidratação em idosos; veja quando buscar atendimento

UPA alerta para casos recorrentes de desidratação em idosos; veja quando buscar atendimento

UPA alerta para casos recorrentes de desidratação em idosos; veja quando buscar atendimento

Notícias de Araguaína – A desidratação em idosos é um fator recorrente de agravamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas renais, além de aumentar o risco de quedas, entre outras complicações. Também é uma das principais causas de atendimentos de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína.

Segundo o Dr. João Paulo Suleiman, coordenador médico da unidade, pessoas com mais de 60 anos são mais propensas à desidratação por diversos fatores. “À medida que envelhecemos, perdemos a capacidade de absorver e reter água por questões fisiológicas”, explica.

O médico ressalta ainda que algumas medicações, como os diuréticos, podem acelerar a perda de líquidos em idosos. Por isso, a prevenção deve ocorrer durante todo o ano – e não apenas nos períodos mais quentes e secos.

Sintomas muitas vezes confundidos

Em idosos, sintomas leves de desidratação são frequentemente confundidos com sinais naturais do envelhecimento, como tontura ao se levantar ou cansaço excessivo. “Muitas vezes, quando o paciente chega à urgência, já está em estado grave, com confusão mental, taquicardia, febre e queda de pressão arterial. E é a equipe médica quem identifica que se trata de um caso de desidratação”, comenta Suleiman.

Ele também destaca que muitos cuidadores e familiares não recebem orientação adequada sobre os riscos da desidratação, o que leva à negligência na oferta regular de líquidos ou na criação de rotinas para lembrar o idoso de se hidratar ao longo do dia.

Além disso, o médico lembra que a ingestão de água não deve ocorrer apenas diante da sensação de sede, mas de forma constante e programada ao longo do dia.

Quando levar à UPA

Idosos – especialmente os acamados ou com doenças pré-existentes, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) – demandam atenção redobrada.

Nos primeiros sinais de cansaço, fadiga, lábios secos ou excesso de saliva, é fundamental oferecer água em pequenas porções ao longo do dia. “Se o idoso relatar dor ao urinar, urinar com pouca frequência ou apresentar confusão mental e queda de pressão, é importante procurar atendimento médico de urgência o quanto antes”, alerta o médico.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *