Home / Blog / Vice de Wagner, Israel Guimarães, tira licença para assumir cargo no governo Wanderlei

Vice de Wagner, Israel Guimarães, tira licença para assumir cargo no governo Wanderlei

Vice de Wagner, Israel Guimarães, tira licença para assumir cargo no governo Wanderlei

Notícias de Araguaína  Com aprovação unânime da Câmara Municipal de Araguaína ao pedido de licença, o vice-prefeito Israel Guimarães (MDB) vai deixar temporariamente o cargo para assumir uma função no governo estadual. Ele foi indicado para presidir a Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), órgão vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.

A votação ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), em plenário. O afastamento foi autorizado por meio do Projeto de Resolução nº 014/2025, apresentado pela Mesa Diretora e aprovado em regime de urgência, com pareceres favoráveis da Procuradoria Jurídica e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Nos bastidores, a nomeação é vista como uma articulação política que reforça a aliança entre o grupo liderado pelo deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), irmão de Israel, e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Israel justificou a decisão com base em um convite feito diretamente pelo governador:

“Recebi o convite do governador Wanderlei Barbosa, um governo com ótima aprovação nas pesquisas e que valoriza jovens na gestão. Conversei com o prefeito Wagner Rodrigues, com Max [Fleury, aliado político] e com meu líder maior, o deputado Alexandre Guimarães, para viabilizar minha ida ao Estado.”

TRAJETÓRIA E NOVO DESAFIO

Antes de compor a chapa com o prefeito Wagner Rodrigues (União Brasil) nas eleições de 2024, Israel Guimarães presidiu a Agência Tocantinense de Regulação (ATR), também durante a gestão de Wanderlei. Agora, à frente da Mineratins, ele retorna ao Executivo estadual em um momento de fortalecimento da pauta mineral no Tocantins.

A nomeação implica na saída da atual presidente da companhia, Lina Ester Ribeiro.

LEIA TAMBÉM:

REPERCUSSÃO POLÍTICA

A movimentação fortalece os laços entre o MDB, sob a liderança do deputado federal Alexandre Guimarães, e o governador Wanderlei Barbosa, que trabalha para ampliar sua base mirando as eleições de 2026. A indicação de Israel para um cargo estratégico é interpretada como parte de um acordo político de longo alcance, com impacto direto na composição de forças rumo à sucessão estadual.

Internamente, o gesto é visto como resposta à recente movimentação do deputado federal Tiago Dimas, que reassumiu o mandato na Câmara Federal e tem buscado retomar protagonismo político em Araguaína.

Não há prazo definido para o retorno de Israel Guimarães à vice-prefeitura. A licença, de caráter temporário, pode ser revertida a qualquer momento conforme a legislação municipal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *