Home / Blog / Amélio defende participação de todos na elaboração do projeto do Zoneamento Ecológico

Amélio defende participação de todos na elaboração do projeto do Zoneamento Ecológico

Amélio defende participação de todos na elaboração do projeto do Zoneamento Ecológico

Notícias do Tocantins – Durante reunião que culminou na retirada do Projeto de Lei nº 5/2025, que institui Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins (ZEE/TO), o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos), reiterou seu apoio quanto à readequação, uma vez que o projeto “deve ser construído com a participação de todos os envolvidos, incluindo setor produtivo e toda a sociedade civil”.

A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (18/08), na Aleto. Em seu discurso, o principal ponto citado pelo chefe do Legislativo é o processo participativo, tendo em vista que, desde a chegada do PL na Aleto, Amélio tem ouvido representantes de diversos setores envolvidos na pauta, levando-o ao entendimento de que a matéria deve passar por ajustes para atender as necessidades tanto de preservação ambiental quanto de um desenvolvimento econômico sustentável.

“Todos precisam fazer parte desta construção, incluindo o setor produtivo e órgãos de proteção, sempre respeitando a legislação ambiental e os órgãos responsáveis pelo meio ambiente. O governador compreendeu que seria melhor abrir uma nova oportunidade para uma discussão mais aprofundada, possibilitando a elaboração de um projeto que atenda a toda a sociedade”, completou Cayres.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa pontuou a retirada do projeto após a apresentação de uma proposta de revisão ZEE, conforme estudo feito pelo setor produtivo rural. “Esse projeto foi retirado para avaliação. Ele será reconstruído de maneira que não iniba a produção, permitindo que o setor produtivo continue a crescer. Recebemos diversas entidades ligadas ao agronegócio, à pecuária e à produção de grãos. Não queremos que o nosso estado perca a capacidade de produzir, de crescer e de gerar oportunidades de emprego. Por isso, realizaremos um reestudo e, futuramente, o projeto será reapresentado”, ressaltou Wanderlei.

Também participaram da reunião o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB); deputados estaduais Léo Barbosa, Gipão, Cleiton Cardoso; o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Cledson Lima; e representantes da Faet/Senar, Sistema OCB/TO, Frísia, Aprosoja, Novilho Precoce e Sinobras Florestal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *