Notícias do Tocantins – O Sindicato dos Servidores Públicos no Tocantins (Sisepe-TO) está com as contas bloqueadas desde o início de agosto por determinação da Justiça do Trabalho, em razão de uma dívida trabalhista de quase meio milhão de reais. O bloqueio, segundo a atual gestão, inviabiliza o funcionamento do sindicato e, se não for revertido ou atenuado, precisará suspender todos os atendimentos até o final deste mês, inclusive ficando sem abastecimento de energia elétrica nas sedes da entidade.
Embora a dívida seja antiga, o processo trabalhista que desencadeou o bloqueio foi protocolado este ano e tem origem no afastamento de dois ex-diretores do Sisepe após divergências internas na última gestão do ex-presidente Cleiton Pinheiro.
“Politicagem passada de quem ficou quase duas décadas à frente do Sisepe vem causando muitos prejuízos para os sindicalizados. Isso é lamentável”, resume o atual presidente da entidade, Elizeu Oliveira.
Na ação trabalhista de número 0000XXX-98.2025.5.10.0801, os ex-diretores, identificados como M.C.V. e L.C.B., chegaram a ter reconhecido o direito a receber R$ 707 mil. Após recurso do setor jurídico do sindicato, a quantia foi reduzida para R$ 495 mil.
“Mesmo assim, estamos falando de um valor que alcança quase um mês e meio de toda a receita do Sindicato, ou seja, impossível de fazer a quitação à vista no momento”, explica Elizeu Oliveira, que, inclusive, chegou a oferecer um bem do Sisepe como garantia na penhora, mas a Justiça do Trabalho não aceitou.
Por fim, o presidente destacou que todo o aparato jurídico e administrativo do Sisepe está mobilizado em busca de uma solução, seja por vias judiciais ou extrajudiciais. “Vamos fazer de tudo para que o sindicalizado não seja mais prejudicado”, garante.
Repercussão política
O episódio reacendeu disputas internas na entidade. De acordo com Oliveira, parte da antiga diretoria, responsável pelo afastamento dos ex-dirigentes que moveram a ação, estaria explorando o caso em meio ao processo eleitoral do sindicato.
“Esse diretor, com fins eleitoreiros, me chamou de incompetente, mas ele sabe que o problema vem lá da gestão passada a qual está conjuntamente sua chapa. Falta com a verdade e explora o tema com a mais estrita politicagem, o que é muito triste”, frisa Elizeu Oliveira.
Outras dívidas e prestação de contas
Além desse processo, a atual gestão alega que existem outros passivos deixados pela administração anterior. Para detalhar os valores e prestar esclarecimentos aos filiados, Elizeu Oliveira anunciou uma live na próxima segunda-feira (25), às 9h, no perfil oficial do sindicato no Instagram: @sisepeto.oficial.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.