Notícias do Tocantins – O secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, esteve em Colinas para tratar das medidas adotadas depois do desabamento do telhado do Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII. Desde sexta-feira (22), ele tem se reunido com estudantes, professores e familiares para discutir alternativas e garantir a continuidade das aulas.
A programação incluiu visita ao prédio que vai receber a escola temporariamente, reunião com servidores e encontro com pais e responsáveis. O espaço escolhido foi o prédio destinado à Universidade de Gurupi (Unirg), que será cedido ao Estado até o fim deste ano letivo. “Encontramos um prédio adequado, já visitamos e garantimos a transferência. Assim, os estudantes terão condições seguras e adequadas para continuar seus estudos”, disse o secretário.
A equipe da Superintendência de Educação Básica da Seduc permanecerá na cidade para acompanhar a mudança durante a próxima semana, a fim de evitar prejuízos pedagógicos aos alunos.
Apoio socioemocional
Além da transferência, foi anunciada a atuação de equipes multiprofissionais para oferecer atendimento psicológico a estudantes, professores e familiares. Psicólogos estarão disponíveis na Superintendência Regional de Educação, com plantão já neste fim de semana, em atendimentos individuais e coletivos.
Obras e reformas
O Colégio João XXIII já estava passando por melhorias antes do incidente. Os banheiros haviam sido revitalizados, a quadra poliesportiva concluída e uma nova rede elétrica estava em instalação. O telhado, que seria reformado de forma parcial durante o funcionamento da escola, agora passará por uma intervenção completa, em prazo reduzido.
O Governo do Tocantins disse que, desde 2021, foram entregues 270 obras em unidades escolares em diferentes regiões do Estado. A meta é reformar todas as mais de 500 escolas da rede estadual até o fim da gestão, com ações voltadas para climatização, internet, laboratórios e espaços pedagógicos.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.