Home / Blog / Prefeito entra na mira do Ministério Público por falta de transparência em licitações no Tocantins

Prefeito entra na mira do Ministério Público por falta de transparência em licitações no Tocantins

Prefeito entra na mira do Ministério Público por falta de transparência em licitações no Tocantins

Com o objetivo de zelar pela transparência, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu uma recomendação ao prefeito, aos membros da comissão de licitação e pregoeiros do Município de Palmeirante para que sejam disponibilizados os editais de licitações realizadas no âmbito do município.  

A recomendação desta terça-feira (5/9) teve origem na 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins e foi expedida após ser constatada a veracidade de uma denúncia feita ao órgão sobre a ausência da disponibilização e publicidade do edital referente ao pregão presencial nº 026/2023, destinado à contratação de empresa para locação de veículos.

Foram feitas pesquisas pelo Ministério Público junto ao Sistema Informatizado de Controle de Atos de Pessoal (SICAP-LCO) e ao Portal da Transparência do município de Palmeirante, porém não foram encontrados os documentos referentes ao referido pregão presencial, como o edital e seus anexos.

Recomendação

No documento, o prefeito do Palmeirante, Raimundo Brandão dos Santos, os membros da comissão de licitação e pregoeiros do Município são orientados a disponibilizar, no prazo de 10 dias, o edital de licitação e seus anexos, no SICAP-LCO do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no site da prefeitura.

Também no prazo de 10 dias, o gestor e os técnicos do município necessitam promover a correção de números de telefone e outros meios de contato disponibilizados no site da prefeitura para que os interessados possam obter informações adicionais sobre este e outros procedimentos licitatórios.

Por fim, a Promotoria de Justiça orienta que seja expedido documento a todos os servidores ou à respectiva empresa contratada para os serviços de publicidade do município, informando a necessidade da transparência nos procedimentos licitatórios.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *