Home / Blog / Estudantes de escola pública aprendem na prática sobre conservação do solo em Araguaína

Estudantes de escola pública aprendem na prática sobre conservação do solo em Araguaína

Estudantes de escola pública aprendem na prática sobre conservação do solo em Araguaína

Notícias do Tocantins – A Escola Estadual Professor Alfredo Nasser realizou uma aula diferente para os estudantes em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, lembrado nesta segunda-feira (15/04).

Os alunos tiveram uma aula prática, dentro da disciplina Ciências da Natureza e suas Tecnologias, reforçando os tipos de solo existente e a importância de cada um nos ecossistemas, tendo a oportunidade de conhecer os tipos de solos que existem na escola e refletir sobre a importância de cada um deles.

Com a aula prática, os alunos entenderam os desafios significativos relacionados à degradação do solo devido à urbanização, à intensificação da agricultura e a práticas insustentáveis.  Eles também aprenderam sobre atitudes de conservação do solo, como técnicas agrícolas sustentáveis, manejo adequado de resíduos e prevenção da erosão.

A coordenadora da área de Ciências da Natureza, professora Silvia de Sousa Ferreira, explicou que o Dia Nacional da Conservação do Solo tem um significado profundo. “É uma ocasião para refletir sobre a importância vital do solo na vida diária dos estudantes e na sustentabilidade de nossa agricultura. O solo não é apenas um meio para cultivar nossos alimentos, mas é a base de nossa existência. É um recurso finito que devemos proteger e preservar para as gerações futuras”, destacou.

A conservação do solo não é apenas uma responsabilidade dos agricultores, mas de toda a sociedade. Cada um de nós desempenha um papel crucial na proteção do solo, seja através da prática de técnicas agrícolas sustentáveis, da promoção de políticas que incentivem a conservação do solo ou mesmo da conscientização sobre a importância desse recurso vital”, completou a coordenadora.

Para a aluna Lays Araújo Sousa, a conservação do solo garante a sustentabilidade da agricultura e também da preservação do meio ambiente. “É um tema muito relevante que deve ser abordado para as pessoas como um conhecimento que impacta diretamente na nossa qualidade de vida e na produção de alimentos, que possamos incluir também práticas sustentáveis para promover um ambiente preservado”, afirmou a estudante.

A professora de Ciências, Jéssica Paiva Maciel, durante a aula prática foi ressaltado a relevância do solo e sua função no ecossistema, abordando as alterações causadas pelo uso indevido e desenfreado desse recurso tão importante para a manutenção da vida. 

“Através de um debate, associado a um estudo de campo feito na própria escola, os estudantes conseguiram identificar que o solo fornece nutrientes essenciais para florestas e lavouras, filtra a água, ajuda a regular a temperatura e as emissões de gases de efeito estufa e como esse recurso está ameaçado devido às ações antrópicas. Na ocasião, os estudantes pontuaram algumas medidas para amenizar a situação e conscientizar a população da importância da preservação do solo”, comentou.

Aula foi no Dia Nacional de Conservação do Solo.